CTO e SMH promovem, pela primeira vez em mais de 40 anos, evento para fomentar parceria para estudos e atualizações na área da oncologia

CTO e SMH promovem, pela primeira vez em mais de 40 anos, evento para fomentar parceria para estudos e atualizações na área da oncologia

Objetivo é integrar especialistas que atuam na área e oferecer maior qualidade no diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer

Uma parceria entre o Centro de Terapia Oncológica (CTO) e o Hospital SMH resultou em um encontro que reuniu cerca de 40 especialistas na última quinta-feira (13). Na ocasião, foram abordados temas como novos tratamentos para o câncer de mama e do colo de útero. O encontro teve como objetivo iniciar uma integração que ofereça aos pacientes com câncer uma maior qualidade para diagnóstico e tratamento.

O evento contou com a participação do oncologista do CTO, Pedro Ismael; e do médico do Instituto Nacional de Câncer, o Inca, e do Oncologia Americas, Cícero Martins. O encontro reuniu especialistas de diversas áreas, como mastologistas, cirurgiões, ginecologistas, farmacêuticos, enfermeiros, além de estudantes de Medicina.
Para Carla Ismael, oncologista do CTO, a ideia é que os especialistas estejam cada vez mais dentro dos hospitais, discutindo novos tratamentos, fomentando a pesquisa e inovação e oferecendo suporte aos médicos. “É uma parceria muito importante e que traz um grande ganho para os pacientes com câncer. São especialistas de instituições renomadas, juntos, em busca da cura e da qualidade de vida dessas pessoas”, destaca.

Pedro Ismael acrescenta que a troca de experiências é extremamente importante para a área oncológica, cujo tratamento é multidisciplinar. “Dessa forma, conseguimos ampliar a troca de conhecimento dos profissionais que atuam no cuidado do paciente oncológico, pois o tratamento do câncer envolve necessariamente diferentes áreas da medicina. A realização de “Tumor Boards”, que são reuniões multidisciplinares com a participação de radiologistas, patologistas, cirurgiões, radioterapeutas e oncologistas clínicos, otimiza as decisões terapêuticas que são tomadas para o cuidado do paciente. A discussão de muitos substitui a opinião de um médico isolado e, sobre todas as perspectivas, decisões melhores são tomadas”, diz.

Diretor executivo operacional do Hospital SMH Beneficência Portuguesa de Petrópolis, Fernando Baena, afirma que entre os resultados positivos dos eventos médicos, estão a maior visibilidade para a qualidade da medicina na cidade e a própria evolução dos profissionais. “São investimentos tidos como prioritários para nós, pois melhoram toda uma cadeia de serviços, que tem na ponta os próprios pacientes”, pontua Baena.

Já o neurocirurgião e diretor geral do Hospital SMH – Beneficência Portuguesa de Petrópolis, Valter José Sillero, destaca que o encontro foi extremamente relevante e produtivo. “A interação e o aprendizado sempre trazem crescimento para todos os lados: ganham os profissionais, a saúde da cidade e nós do SMH, que temos a sensação de dever cumprido. Nossa missão é sempre investir em projetos como este”, conclui.

Leave a Reply

Your email address will not be published.